Featured Video Play Icon

Estratégia nutricional para redução dos custos das rações – by Adriana Toscan

October 31, 2020
June 12, 2020

Adriana Toscan, Gerente Tecnica America Latina- Adisseo

Olá, sou Adriana Toscan, gerente técnica da Adisseo América Latina

Na situação atual que vivemos, os custos de produção animal estão sendo muito afetados e gostaríamos de apresentar para vocês uma estratégia nutricional para redução dos custos de rações.

Já é muito comum em nosso mercado, a prática do uso de enzimas, buscando melhorar a digestibilidade dos nutrientes. Isso traz uma redução de custos de formulação e pode t v8urazer melhorias no desempenho dos animais.

Entendemos, que dentro dessa estratégia, para quem usa apenas uma carboidrase, existe oportunidade no uso de uma enzima mais completa como o Rovabio.

O Rovabio® Advance é um complexo de multicarboidrases contendo principalmente xilanase, beta-glucanase, celulase e arabinofuranosidase – as enzimas desramificadoras, mais necessária para dietas de Milho e Soja.
Este perfil único de atividades enzimáticas tem o potencial de melhorar a digestibilidade da energia da ração e também a digestibilidade de aminoácidos, este efeito é chamado de Feedase. Com isso é possível utilizar uma matriz nutricional mais completa.

Esta ação terá um efeito direto e expressivo no custo das fórmulas, devido ao alto preço do farelo de soja, principal fonte de aminoácidos, com tendências de aumento nos próximos meses.

Mas quanto vale esse valor extra de aminoácidos que eu posso considerar? Vale a pena?

Esta resposta é muito variável de acordo com o uso de alimentos alternativos, preços locais dos ingredientes e níveis nutricionais utilizados, mas trouxemos alguns exemplos para vocês:

Vamos começar pela ração de suínos!
Veja que partimos de uma ração padrão da indústria brasileira com a utilização apenas de fitase. Quando usamos uma xilanase única, daquelas carboidrases convencionais e matriz nutricional apenas de energia, temos uma economia, porém quando utilizamos uma Feedase que possui a valores de energia e aminoácidos, este potencial vai para USD7 por tonelada de ração. imagina essa economia multiplicada pela sua produção mensal de ração? E pela produção anual?

No caso de frango de corte essa economia é ainda mais interessante !
Partimos da mesma forma de uma ração apenas com fitase e ao formular com Rovabio Advance conseguimos economizar USD12/ton !

O nutricionista poderá definir a melhor estratégia no uso da solução enzimática para a redução nos custo das rações!

Se você já usa o Rovabio ou se ainda não usa e quer reduzir o seu custo de produção assim como mostramos neste vídeo, conte com a nossa equipe técnica que está se dedicando integralmente para dar o suporte customizado à cada realidade

Esta é a nossa expertise

Nutrição e digestibilidade – é onde entendemos que mais podemos cooperar.

WordPress Video Lightbox